sábado, 26 de novembro de 2011

Oficina de Brinquedos Cantados e Jogos Recreativos

A oficina "BRINQUEDOS CANTADOS E JOGOS RECREATIVOS" pretende capacitar e incentivar músicos, atores, bailarinos e professores de um modo geral à prática diária do canto e jogos recreativos como enriquecedores do processo educacional, do desenvolvimento da linguagem oral, da percepção musical, da expressão corporal, da coordenação motora, da valorização das cantigas e brincadeiras de roda e do folclore brasileiro.
Profª Ms. Lúcia Uchôa

Oficina realizada no dia 14/10/2011 ministrada pela Profª Lúcia Uchôa da Escola de Música da UFPA. (EMUFPA)




Vídeo do Brinquedo cantado MA-TA-TI-RA-TI-RA-REI.






Vídeo do Brinquedo Cantado Tum Tum Ja Ca Tum Ba Lá





 

Oficina de Contação de Histórias








Oficina realizada no dia 07/10/2011 ministrada pel aProfª  Simei Andrade da ETDUFPA. Na oportunidade os educadores conheceram diversos recursos didáticos e tiveram a possibilidade de conhecer técnicas de contação de histórias.

Oficina descobrindo o seu sensório-motor





Oficina realizada no dia 30/09/2011 ministrada pelo Prof. Carlos Dergan da ETDUFPA.

Oficina de Voz e Dicção



Oficina realizada no dia 23/09/2011 pela Profª Marluce Oliveira da ETDUFPA.

Projeto de Extensão "METODOLOGIA DE ENSINO: o lúdico na prática dos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental"

A Universidade Federal do Pará (UFPA)  tem como base de sustentação o ensino, a pesquisa e a extensão. Neste sentido o Instituto de Ciências da Arte (ICA) e a Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), unidade e subunidade respectivamente da UFPA, propõe a comunidade de professores da rede pública de ensino da Região Metropolitana de Belém/PA um projeto de extensão que tem por objetivo desenvolver experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Assim, apresentamos o projeto "METODOLOGIA DE ENSINO: o lúdico na prática dos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental", coordenado pela Profª Ms. Simei Santos Andrade.
            O projeto tem como foco a formação de professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental conforme o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº 5/2009, Resolução nº 4/2010 e Resolução nº 7/2010) para a Educação Infantil, Educação Básica e Ensino Fundamental, respectivamente. A LDB afirma que “A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.” Com base nesta afirmativa o projeto de extensão “METODOLOGIA DE ENSINO: o lúdico na prática dos professores da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental” estabelece a LUDICIDADE como uma das linhas de intervenção metodológica para a prática docente, enquanto mecanismo que favoreça o desenvolvimento integral do ser humano, procurando, assim, analisar como o jogo, brinquedos e brincadeiras podem atuar no processo de interação entre professores e alunos, objetivando a construção de saberes significativos.
Utilizar o lúdico como metodologia no processo ensino-aprendizagem significa novas possibilidades de intervenção na prática pedagógica, possibilitando uma análise de como a escola pode estar aberta a uma proposta pedagógica pautada na ludicidade.  
Considera-se que o jogo, as brincadeiras e o brinquedo podem vir a ser um instrumento pedagógico na medida em que possam resgatar o sentido educativo de construção de conhecimento pautado na inovação, na descoberta e no prazer.
A aprendizagem torna-se significativa quando leva o aluno a uma compreensão do mundo que o cerca, como destaca Maria Luiza Silveira Teles, em sua obra "Socorro! É proibido brincar!" (1997, p. 14) ao afirmar que “brincando, ela explora o mundo, constrói o seu saber, aprende a respeitar o outro, desenvolve o sentimento de grupo, ativa a imaginação e se auto-realiza”.
Dessa forma, considera-se que o lúdico trabalhado pelos educadores dentro de uma nova concepção metodológica pautada no prazer de aprender brincando pode possibilitar transformações de suas ações e, portanto, alterar suas interações com o mundo.
Assim, entendemos que este projeto pode contribuir para a (re) significação da prática docente dos educadores da educação básica. O projeto de extensão iniciou em 2011 e está sendo desenvolvido com professores da rede pública de ensino de Belém, Distritos de Mosqueiro e Outeiro. O projeto se desenvolve através de oficinas (voz e dicção, descobrindo o seu sensório motor, contação de histórias, brinquedos cantados, clown, criatividança, teatro de animação, escreverdançando e maquiagem) que acontecem uma vez por semana nas dependências da ETDUFPA.